28/10/2014

O Mandamento Eucarístico

 - Meditação do Evangelho de Mateus 22, 34-40 -

Perguntaram ao divino Mestre: qual é o grande mandamento da lei? A resposta é categórica, clara, expressiva: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu espirito. Este é o maior e o primeiro mandamento.

Dando esta resposta, Jesus Cristo completa o primeiro mandamento do Antigo Testamento que era: adorar ao único Deus e não adorar simulacros feitos pelos homens[...].

Este grande mandamento do amor exige um grande foco de amor. Esta obrigação de amar requer um grande meio de alcançar o amor. Este foco, este meio existe, e o divino Salvador o indica dizendo: aquele que come deste pão terá a vida eterna (cf. Jo 6,51) e quem dele não comer nunca terá a vida eterna(cf. Jo 6,54). É a Comunhão.

POR QUE DEVEMOS COMUNGAR?

Deus o quer. É impossível exprimir com mais energia esta vontade; basta ler as Palavras de nosso Senhor (cf. Jo 6.41-54). Basta desta passagem de São João para ver que a vontade expressa de Jesus Cristo, e condição imprescindível de salvação, é de comer o seu corpo adorável, pela Sagrada Comunhão.

A nossa condição o exige. O homem é um composto de corpo e alma; ambos têm a sua vida particular. O corpo tem a vida vegetativa e sensitiva, e como tal, precisa de um alimento que sustente as suas forças materiais.

A alma tem uma vida racional e espiritual, dupla vida. A primeira se sustenta pela razão, pelo pensamento, pelo estudo. A segunda se sustenta pela graça de Deus.

Tudo o que vive deve alimentar-se. A nossa alma vive, e dá a vida ao corpo. Ela precisa, pois de um alimento adaptado a sua constituição.

[...] Este alimento, disse Jesus, sou Eu... Eu, em corpo, sangue, alma e divindade... Eu serei o alimento das almas.

A nossa finalidade o exige. A finalidade do homem é salvar a sua alma e glorificar a Deus. Mas como salvar esta alma, enfraquecida, ferida pelo pecado original? Para se salvar é preciso resistir a natureza viciada, ao demônio, ao mundo perverso. E a força para sustentar tal luta, onde encontrá-Ia? Na Sagrada Comunhão.

COMO DEVEMOS COMUNGAR?

A Comunhão exige uma séria preparação e uma ação de graças um pouco prolongada. Há aqui aplicação de um princípio de teologia que não se nota bastante.

A Eucaristia é um alimento [...]. Ora, um alimento não se aproveita pela simples manducação, mas sim pela sua assimilação. Uma boa refeição exige: apetiteantes de tomar o alimento; é a assimilação subsequente à refeição.


A Sagrada Comunhão, para ser proveitosa, exige um apetite divino, e este apetiteé excitado pelos diversos atos da preparação: atos de humildade, de desejo, de amor, etc. Quanto à assimilação, ela não se faz de repente, mas pouco a pouco, e eis a razão porque a ação de graças é de grande necessidade. A assimilação, na ordem física se faz sem que tenhamos consciência desta operação; na ordem espiritual ela exige a consciência do fato [...].


Pe. Júlio Maria De Lombaerde

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Referências:

LOMBAERDE, Pe. Júlio Maria De, in: Comentário Eucarístico do Evangelho Dominical para homilias sermões e conferências eucarísticas, pág. 349 a 354, Typ. de O Lutador, Manhumirim-MG, 1939.


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