17/10/2012

Introdução ao Catecismo da Igreja Católica (CIC 1-25)


O Catecismo e sua importância:

O papa Bento XVI, em sua Carta Apostólica “Porta Fidei” (PF) com a qual proclamou o Ano da Fé, nos convida incessantemente a estudar e conhecer o Catecismo da Igreja Católica. Isso se faz necessário nestes tempos em que vivemos uma imensa crise de fé, em que a fé se tornou uma importância social, cultural ou política acabando por esvaziar o seu sentido fundamental. (cf. Porta Fidei, 2).

Ensina-nos, portanto o papa Bento XVI: “Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são seus discípulos” (cf. PF, 3)

Por que Estudar o Catecismo?

O Catecismo tem por objetivo fazer uma síntese dos conteúdos da fé e do nosso modo de agir e ser cristãos no mundo (cf. CIC 11). Logo, estudar o Catecismo é buscar o conhecimento da nossa própria fé.


“Como se pode notar, o conhecimento dos conteúdos de fé é essencial para se dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e a vontade a quanto é proposto pela Igreja. O conhecimento da fé introduz na totalidade do mistério salvífico revelado por Deus. Por isso, o assentimento prestado implica que, quando se acredita, se aceita livremente todo o mistério da fé, porque o garante da sua verdade é o próprio Deus, que Se revela e permite conhecer o seu mistério de amor”  - Porta Fidei, nº 10.

O Bem Aventurado João Paulo II nos fala da importância do Catecismo: “Declaro-o norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial” – (Fidei Depositum)

Para aprofundar a importância do Catecismo e sua contribuição à Igreja faz-se interessante e edificante a leitura da Constituição Apostólica “Fidei Depósitum” do papa João Paulo II com a qual autoriza a publicação do Catecismo da Igreja católica.

II – Prólogo do Catecismo (Números 1 à 25):

Logo no início do Catecismo vemos que a nossa vida consiste em amar e conhecer a Deus. Precisamos reconhecer que Deus nos criou livremente para participarmos da sua vida bem-aventurada. Ele não se cansa de nos atrair para Si, e de nos amar gratuitamente.

É preciso redescobrir nossa identidade de Filhos de Deus e nossa comunhão com Ele que ficou manchada pelo pecado. Deus deseja nos Salvar! Deseja nos levar de volta para Ele e nos fazer participantes de sua vida. Para isso Ele nos deu nosso Salvador Jesus Cristo. “N'Ele e por Ele, chama os homens a tornarem-se, no Espírito Santo, seus filhos adotivos e, portanto, herdeiros da sua vida bem-aventurada.” (cf. CIC 1)

Jesus nos deu a conhecer o Pai, nos ensinou a estar em comunhão com Deus. Para isso esteve no meio de nós, nos falou do Pai e do Espírito Santo, convocou os Apóstolos e lhes deu a missão de anunciar o Evangelho. A nós cabe continuar esta missão.

3. Aqueles que, com a ajuda de Deus, aceitaram o convite de Cristo e livremente Lhe responderam, foram por sua vez impelidos, pelo amor do mesmo Cristo, a anunciar por toda a parte a Boa-Nova. Este tesouro, recebido dos Apóstolos, foi fielmente guardado pelos seus sucessores. Todos os fiéis de Cristo são chamados a transmiti-lo de geração em geração, anunciando a fé, vivendo-a em partilha fraterna e celebrando-a na liturgia e na oração

Esforçamo-nos para fazer discípulos de Cristo em toda parte, para que todos possam estar integrados ao Corpo de Cristo. Este nosso esforço chama-se CATEQUESE.

5. «A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado em geral dum modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã» 

O catecismo da Igreja Católica tem o desejo de ser ponte de referência para as nossas atividades catequéticas, sintetizar o conteúdo da nossa fé para que possamos ter maior clareza da nossa doutrina, da fé que professamos.

Estrutura do Catecismo:

O Catecismo está organizado em quatro grandes partes: A profissão de fé batismal (O símbolo), Os Sacramentos, A vida de Fé (Os Mandamentos) e a Oração (O “Pai-Nosso”).

Luan Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário