19/03/2013

A Igreja precisa de um papa? (I) - O primeiro papa


Por vezes os católicos são questionados acerca da natureza do papado, bem como a sua finalidade e fundamentação bíblica. É necessário conhecer e reconhecer a origem do ministério petrino, pois sem esta convicção, dificilmente encontrar-se-ão verdadeiros católicos, fiéis à Igreja e ao Santo Padre.

Sabemos que o papa é o sucessor de São Pedro. Portanto, para entender o papado é preciso compreender a primazia de Pedro.


I.                 Fundamentação: São Pedro, o primeiro papa.


Cristo confere a São Pedro (somente a ele, ou seja, não extensivo aos demais apóstolos) 4 atribuições principais:

1-     Ser pedra, fundamento da Igreja (Mt 16, 18);
2-     Portar as chaves do Céu: ligar e desligar (Mt 16, 19);
3-     Ser Pastor universal da Igreja (Jo 21, 15);
4-     Confirmar os irmãos na fé (Lc 22, 32);

Vamos às Sagradas Escrituras:

“13. Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14. Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16. Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17. Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. "
Mt 16, 13 – 19

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”:

Nestas palavras de Jesus dirigidas a Pedro, percebem-se duas coisas: 1) Cristo é o construtor da Igreja, o arquiteto, por assim dizer. A Igreja existe por causa de Cristo, Ele é a razão, Ele é quem dá forma à Igreja. Por isso, antes de tudo, a Igreja não é uma realidade humana, mais divina!

2) Sendo Jesus o construtor, Ele mesmo estabelece as bases da sua construção. E essa base é Pedro. Jesus aclama Pedro como Pedra, como fundamento da Igreja. Percebemos que Jesus muda o nome do apóstolo para pedra (Pedro = kephas = pedra).

Pois bem, Cristo não diz a Pedro: Construa minha Igreja! Ele mesmo, o Cristo, é que edifica a Igreja. E como construtor, estabelece o que é melhor para sua edificação.

Os mais incrédulos irão questionar: Mas quem é a verdadeira pedra, Jesus ou Pedro?

É Simples: Jesus é a Pedra angular (principal de esquina) de que fala São Paulo na carta aos gálatas:

“6. Por isso lê-se na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: quem nela puser sua confiança não será confundido. 7. Para vós, portanto, que tendes crido, cabe a honra. Mas, para os incrédulos, a pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular, uma pedra de tropeço, uma pedra de escândalo. 8. Nela tropeçam porque não obedecem à palavra; e realmente era tal o seu destino.”

Pedro é a pedra Base, instituída por Jesus. Ora, Jesus sabe o que é melhor para a sua Igreja! Cristo é o grande e primeiro fundamento da Igreja, porque é dele que ela provém, e só existe por causa d’Ele. Mas, Ele, o Senhor soberano, instituiu por sua própria vontade o apóstolo Pedro como base de sua edificação.



“19. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”:

 Ao estabelecer Pedro como pedra base da Igreja, Jesus dá-lhe as chaves do céu. Cabe aqui uma breve reflexão: O que simbolizam as chaves?

As chaves são símbolos do poder, de governo. Entre os antigos, quando se entregavam as chaves de uma cidade para uma pessoa, esta tinha o poder de governá-la. Do mesmo modo, ao entregar as chaves do céu para Pedro, Jesus dá a ele o poder de governar a Igreja. Cristo é o detentor das chaves do céu (Ap 3, 7-8), mas Ele as entrega a Pedro.

Jesus não para por aí. Além disso, Ele outorga a Pedro a faculdade de ligar e desligar. Tal fato remete ao poder de legislar, de decidir sobre as coisas da Igreja: “o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. Portanto, a autoridade de Pedro, não é meramente de fundamentação humana, mas também divina!

Aludindo à profecia de Isaías, este episódio narrado por Mateus torna-se mais compreendido:

“Revesti-lo-ei com a tua túnica, cingi-lo-ei com o teu cinto, e lhe transferirei os teus poderes; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. 22. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; 23. fixá-lo-ei como prego em lugar firme, e ele será um trono de honra para a casa de seu pai.” – Is 22,21-23

Cristo, que na narrativa do Evangelho de Mateus é tão enormemente apresentado como Rei, concede as chaves, concede o poder de governar a Pedro. Há de se considerar uma realidade monárquica, onde Cristo, O Rei, nomeia Pedro como seu representante.

No Antigo Testamento, José é nomeado pelo faraó como administrador de todo o Egito:

“42. E o faraó, tirando o anel de sua mão, pôs na mão de José; e o fez revestir-se de vestes de linho fino e meteu-lhe ao pescoço um colar de ouro. 43. E, fazendo-o montar no segundo dos seus carros, mandou que se clamasse diante dele: “Ajoelhai-vos!” É assim que ele foi posto à frente de todo o Egito, 44. e o faraó disse-lhe: “Sou eu o faraó: sem tua permissão não se moverá a mão nem o pé em toda a terra do Egito.” – Gn 41, 42-44

Assim como o faraó não deixa de ser rei - “Sou eu o faraó” (v.44) - Cristo não deixa de ser o soberano. Mas, pelo contrário, por sua própria vontade nomeia seu representante: “sem tua permissão não se moverá nem a mão e nem o pé” – “Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.


Apascenta as minhas ovelhas:

Lemos no Evangelho de São João:

“15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.” Jo 21, 15.

Sendo Jesus o grande e verdadeiro pastor, O Bom Pastor (Jo 10, 11) confia a Pedro a missão de conduzir o Seu rebanho: “Apascenta as minhas ovelhas”. O Ministério pastoral confiado a Pedro, não é o mesmo confiado aos demais apóstolos. Todos eles têm a missão de pastorear, de conduzir, de guiar; mas somente Pedro tem a missão direta de apascentar, de conduzir na universalidade da Igreja. Como pastor universal da Igreja, Pedro é sinal da unidade da fé. Percebe-se aí a grande catolicidade.


Confirma teus irmãos na fé!

Lemos no Evangelho de São Lucas as palavras de Jesus a Pedro:

“(...) mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos.” – Lc 22, 32

Cristo ao se direcionar a Pedro é bastante claro, Ele deseja que o apóstolo fortaleça os irmãos na fé. A missão de Pedro, sendo o primeiro dentre os apóstolos é mais que ordenar, é servir! Pedro liderava na caridade: sendo pedra, sendo o portador das chaves e pastor.

Pedro liderava os apóstolos:

Há quem questione se Pedro realmente esteve à frente dos demais apóstolos. A Bíblia mostra a resposta:

“Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem.” – At 15, 7

É importante notar que quando os apóstolos são listados, o nome de Pedro vem sempre em primeiro lugar, antes dos demais (Mt 10,2; Mc 3,16; Lc 6,14; At 1,13). O Evangelista Mateus vai ainda mais além: destaca Pedro como o Primeiro:

“Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão”. – Mt 10,2

Pedro também lidera a escolha daquele que vai substituir Judas Iscariotes.  – At 1, 15-26

Há de se notar que Pedro é o único que:

·        Tem seu nome trocado por Jesus (Mt 16, 18 ; Jo 1, 42)
·        Jesus chama e institui como pedra base da Igreja (Mt 16, 18)
·        Recebe as chaves do céu e o poder de ligar e desligar; (Mt 16, 19)
·        Recebe direta e individualmente de Jesus a missão de apascentar Suas ovelhas. (Jo 21, 15)
·        Recebe a missão de confirmar os irmãos na fé. (Lc 22, 32)

·  Segundo narrado nas Escrituras, recebe a revelação especial, diretamente de Deus (Mt 16, 16)  

Tendo concluído esta fundamentação da primazia de Pedro, percebemos que o papa, como sucessor de Pedro, é herdeiro da missão que o Senhor designou ao pescador da Galiléia. Afinal, Deus não deixa sua obra inacabada!


(CONTINUA...)

Luan Carlos Oliveira

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