22/01/2017

O "Não" também é amor...

Todo o cuidado de Deus é amor.
Quando Ele nos dá o que queremos é amor,
Quando não dá também.
E quando ele nos tira é seu amor refletindo cuidado.
Só Deus sabe amar nossa alma na medida e na forma que precisamos.


Caro leitor, tenho certeza que você, assim como eu, já passou por um momento muito difícil na vida, um momento que esperava uma resposta de Deus a um plano, um sonho, uma dificuldade, uma luta. Você esperava o SIM de Deus, fez planos contando com essa resposta, mas ela não veio. No lugar da resposta esperada, Deus disse NÃO. E agora, como seguir em frente? Será que Deus não te ouviu ou será que Ele te ignorou? Será que Ele não se importa?  São sentimentos que perpassam nossos corações e muitas vezes nos deixam frustrados decepcionados.

Eu entendo suas magoas e que você talvez tenha passado, Deus entende ainda mais. Entretanto, toda essa dor e vitimização não tem sentido de permanecer. Quando somos “feridos”, automaticamente voltamos toda nossa atenção para a dor que sentimos e paramos de ver o todo. E é aí que erramos imensamente! Às vezes não foi o outro que nos feriu, nem mesmo Deus. Se percebermos, no balanço das atitudes, nós mesmos acabamos por nos ferir. Mas tudo bem sofrer. Dor é normal. O que precisamos agora, é racionalizar o que estamos sentindo, olhar para o todo e ver se fomos feridos ou se ferimos e como iremos levantar o mais rápido possível.

Peço que pense no você pediu a Deus e na forma com que você pediu. As vezes quando queremos muito alguma coisa esquecemos de olhar a vontade de Deus, de escutá-lo ou ainda pior: achamos que Deus tem como que obrigação de fazer o que pediu, já que rezou com fé, fez jejum. Acabamos por fazer de Deus o servo e nós que nos fazemos os Senhores. Bom Ele não tem obrigação com você ou comigo, Ele não tem que fazer o que pedimos. Na verdade, Ele não tem nada. Ele não é seu, nem meu empregado.

Talvez, como eu, você nem pensou nisso. Simplesmente o fez, sem perceber que humilhava a Deus, sem ver que reduzia a sabedoria Dele à sua vontade. Então, partindo da certeza que Deus fez o melhor, porque Ele te ama e quer te ver feliz, vamos agora refletir como de agora para frente mudaremos nossa forma de pedir a Deus e mudaremos nosso jeito de receber a resposta de Deus.

Sou amado por Deus

É preciso que você tenha no coração essa certeza: Deus sonhou com você do jeito que você é, com o jeito único que tem, com seus olhos... Tudo que tem em você foi antes sonhado por Deus. Quando o ser humano pecou, Deus ficou triste, mas ele nos ama tanto que olhou para nossa miséria e nossa necessidade e decidiu que iria nos ensinar a ser homens dá forma mais didática possível. Ele se fez homem para nos mostrar como deveríamos ser. Isso foi por você e por mim. Isso é amor!

Quando mesmo do alto da cruz, sofrendo, Ele nos viu, de lá ele nos amou. Todo o coração de Deus nos ama a todo momento, com a toda a força. Mesmo quando erramos Ele nos olha nos olhos e vê quão bons e lindos nós podemos ser. E não desiste de nós. Não importa quantas vezes levantamos e caímos.

As vezes não conseguimos compreender como isso é possível, como é possível esse amor existir, isso se dá pois quando nos deparamos com o amor de Deus tendemos a associá-lo com as formas de amor que já conhecemos materialmente: o amor do pai, da mãe, do irmão, do namorado. Limitamos o amor de Deus ao amor humano. É como se colocássemos uma linda borboleta num pote de vidro: por um tempo apreciaremos a beleza da borboleta, mas depois ficaremos incomodados por ela não parar de se mexer, até enfim, morrer. É isso que fazemos com o amor de Deus: Quando não aceitamos o amor de Deus, é como se o prendêssemos dentro de um pote. Por um tempo, este amo irá se movimentar para nos preencher, até que em um determinado momento ele será tão sufocado por nós que nosso coração morrerá. O amor de Deus não morrerá, como a borboleta, mas, o nosso coração sim. Pois a nós não é possível existir sem o amor de Deus.

A única forma de compreendermos, mesmo que de forma incompleta, o amor de Deus é pedindo o Espirito Santo que nos ajude a permitir que o amor nos ame, que Ele acalme nossos corações e as dúvidas e que, na medida do possível, possa esclarecê-las. Então, faça-se um favor: solte o amor de Deus que é a borboleta que mora dentro do seu coração, e deixe que esse amor te preencha.

Senhor Deus sou pobre, miserável, mas te amo, sei que também me ama, mas meu coração que por vezes foi machucado ainda não compreende, não sabe te ama e também não sabe ver o teu amor nos meus dias. 
Vem Espirito Santo, abre minha inteligência e meu coração, eles são teus, eu sou teu, permito que mude no meu coração tudo o que for necessário para que eu possa sentir o teu amor me tocar. Oh Espirito de Deus, abre meus ouvidos para ouvir as palavras de amor de Deus, me ajuda a perdoar as pessoas que me magoaram, me ajuda a te perdoar pelas vezes que na minha ignorância te julguei, Espirito eu preciso de te não dá ouvido as vezes que falo contrário a isso, me perdoa pelas vezes que fico nervoso, Enche-me Espirito, enche todos as rachaduras do meu coração, enche todos as ausências, enche todo vazio do meu coração. Sou todo teu quero te dar cada pedaço de mim.


Amado por Deus peço aquilo que desejo, mas peço que primeiro seja feita a vontade dEle.

“Jesus, eu confio em vós” -  É essa pequena oração que deve nortear nossos pedidos a Jesus. Devemos colocar nossa confiança e esperança nEle, colocar toda nossa vida, sonhos, desejos, planos, milagres.

Caro leitor, Deus cuida de tudo para que nossa vida seja feliz. Isso não significa que não passaremos por tristeza ou por lutas, mas significa que Deus dará a vitória. A Deus tudo é possível. Então peça, clame a misericórdia de Jesus pois ela te olha nos olhos. A partir de agora, as “dezenas” devem aumentar, as orações devem ser mais sinceras os jejuns mais rezados e os sofrimentos oferecidos, lutaremos mais e aos poucos confiaremos mais em Deus.

Não se engane ao pensar que é apenas entregar à misericórdia e deixar para lá. Deus quer que peçamos, Deus só não atende o pedido que não é feito, seja insistente, mas não se esqueça de pedir a cada momento que a vontade de Deus prevaleça, mas não é pedir de boca para fora, de qualquer forma. É lançar-se aos pés de Jesus clamando o que a vontade dele seja feita e que o coração dele lhe dê o seu milagre.

Oração

Senhor quero lhe entregar meus sonhos e planos, meus sentimentos, minhas metas, meus problemas, minha situação financeira, meus relacionamentos.

Pai, hoje quero clamar pelo meu milagre, o Senhor é o Deus o impossível que quiseres pode fazer tudo. Peço que me faça feliz, que faças primeiro os teus planos na minha vida, eu peço que se realize em mim os teus sonhos. Tudo coloco debaixo da tua misericórdia.

Restaura no meu coração a confiança do seu amor e do seu cuidado, quero ser teu amigo com és meu amigo, quero só em ti ficar. Senhor prepara meu coração para receber seus “nãos”, para aceitar com resignação, para olhar para a oportunidade que o Senhor me dá, para olhar o cuidado com o que o Senhor me livra.

Amém


A vontade de Deus não foi a minha

Tudo pelo que passamos é plano de Deus, então tem um objetivo. Talvez se Deus nos desse tudo que pedimos, não daríamos valor, não olharíamos para nossa miséria. Talvez não estaríamos prontos para receber o milagre. Ele não nos faria felizes. Para nós nem seria o milagre que pedimos. É como uma criança que pede ao Pai um chiclete, mas ela ainda é pequena e não tem os dentinhos. Se o pai der o chiclete à criança, ela colocará na boca e não fará diferença. Será só mais uma bala. No entanto, se o Pai não dá o chiclete, aquela criança chora, rolara no chão faz uma birra enorme. Muitas vezes somos essa criança. Ainda não estamos prontos para receber o milagre que queremos, portanto devemos olhar o “Não” de Deus como uma oportunidade que Ele nos dá para crescermos mais e recebermos aquilo que pedimos de uma forma melhor. Ele nos prepara para as lutas que vêm após o milagre, ele nos prepara para sabermos lidar com o milagre, ele nos permite a humilhação para que na vitória saibamos que a glória e o mérito são de Deus.

Muitas vezes o que pedimos é bobagem, coisas que só nos fariam mal e Deus em sua infinita sabedoria nos livra deste mal.

Oração

Dai-me Senhor um coração contrito e obediente. Ó Pai de bondade, não se aborreça comigo, não desvie de mim teu olhar cuidadoso. Tem piedade, sou uma criança, não sei o que é o melhor para minha vida. Faz com que eu sonhe contigo, dá-me um coração semelhante ao teu, faz de mim mais humilde para reconhecer minhas fraquezas e a sua grandeza.
Livra-me Senhor dos maus desejos, livra-me da rebeldia e da revolta, que eu seja um filho fiel e que meu coração nunca mais tenha inveja dos meus irmãos. Amém.



Jennefer Gonçalves

_________________________________

Para citar este artigo:

GONÇALVES, Jennefer A. N. O "Não" também é amor. Apostolado Caritas Fidei. Disponível em: <http://www.caritasfidei.com.br/2017/01/o-nao-tambem-e-amor.html> desde 22/01/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário