07/03/2016

A mensagem de Madalena

Das Contemplações Evangélicas (24ª) do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde


Prelúdios:
Vejamos Jesus no meio dos seus discípulos, acaba de ensinar-lhes as palavras de vida e todos olham ainda para ele. Dois homens dirigem-se a Ele e inclinando-se, dizem: “Senhor, Marta e Madalena vos mandam dizer que aquele que amais está enfermo.
Ó Jesus, este enfermo sou eu, venho repetir as mesmas palavras: “Senhor, aquele que amais está enfermo. ”
I

Escutemos o Evangelho, sem perder de vista a fisionomia de Jesus (Jo. 11, 1-6)

1 - Estava, então, enfermo um homem chamado Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e Marta sua irmã. 2 - E Maria era aquela que ungiu ao Senhor com bálsamo e enxugou-lhe os pés com seus cabelos, cujo irmão Lázaro se achava enfermo. 3 - Mandaram, pois, suas irmãs dizer a Jesus: Senhor, eis que está enfermo aquele que amais. 4 - E ouvindo isto, Jesus lhes disse: Esta enfermidade não é para morte, mas sim para glória de Deus, afim de que o Filho de Deus seja glorificado por ela. 5 - Ora, Jesus amava Marta e Maria, irmã desta e Lázaro. 6 – Tendo pois, ouvido que se achava enfermo, ficou ainda dois dias no mesmo lugar.


II



Ó bom Jesus, como sinto pulsar aqui Vosso Grande Coração de todas as ternuras para convosco. Como amais a Madalena, Marta e Lázaro!..,  Entretanto Madalena era uma pobre pecadora, ela tinha caído tão baixo, mas ela amava e o amor reabilita tudo... apaga tudo[1]... Conhecemos pouco da vida de Marta e de Lázaro, irmãos de Madalena, mas instruídos por ela, eles vos amavam igualmente com uma ternura imensa, visto o evangelho dizer tão expressamente que vós os amáveis[2]...


Meu Deus, como é suave ser amado por vós. Invejo estes queridos privilégios de vossas ternuras!


Feliz Madalena, que soubestes expiar pelas vossas lagrimas todas as desordens de vossa vida passada... que soubestes desapegar-vos de todas as criaturas para só amar a Jesus!


Vosso lugar são os pés de Jesus[3], é vossa partilha... vossa glória... Desde o momento que vos foi dado lavá-los com vossas lagrimas e enxuga-los com vossos cabelos, não ambicionais mais outro lugar...



Conquista-se o coração de alguém pelo amor... e para o pecador chegar ao Coração, deve antes lançar-se aos pés do ofendido: os pés conquistam-se pelo arrependimento.
           

Madalena por uma intuição divina, soube admiravelmente seguir este caminho: Arrependida, ela fica aos pés de Jesus, amante apaixonada, ela saberá conquistar seu coração[4].


Ela deixa o peito de Jesus para João, as suas mãos para Pedro, o seu colo para as criancinhas, a sua fronte para Virgem Santa... o seu lugar são os pés... durante a vida de seu Jesus e até após a Sua morte[5].




III

Ó Jesus, quero ser tal outra Madalena para vós!

Não tendes sido menos bom, nem menos misericordioso para mim do que para ela... Fostes me procurar tão longe, tão baixo à custa de tantos sacrifícios...

Bom Jesus, doce amigo de minha alma, venho a vossos pés redizer-vos a mensagem de Madalena: “Aquele que amais está enfermo! ” Meu coração está enfermo... ele tem sede de amor e não vos ama bastante... ele almeja ser todo vosso e deixa cativar-se pelas criaturas... Quereria toda vossa amizade... toda! E não tem coragem de romper com as amizades sensíveis e terrestres. Como ele está enfermo, meu Jesus! Quanta fraqueza... quanta anemia... quanta baixeza!

Redizei ainda a bela palavra do Evangelho, que dissestes a primeira vez de Lázaro: “Esta enfermidade não e para a morte, mas sim para a gloria de Deus, afim de que o Filho de Deus seja glorificado por ela”![6]

Permitiste-la, talvez, para mostrar-me o que posso por mim mesmo: Nada! Mas convosco tudo posso...

Sou pecador como Madalena, como ela, quero conservar-me a vossos pés... beijá-los... regá-los pelas lagrimas de meu arrependimento... enxuga-los pelo ardor do meu amor[7].

Que bela tarefa... para ocupar o meu espirito durante as minhas contemplações e mesmo durante o dia.

Virgem Santíssima, ensinai-me a ficar aos pés de Jesus, durante este dia, cada sacrifício será uma lagrima e cada ato de amor, um beijo de ternura. Quantas ocasiões tenho de imitar Madalena!


Pe. Júlio Maria De Lombaerde


In: Contemplações Evangélicas - doutrinas e morais sobre a paixão de n. S. Jesus Cristo para uso das almas sacerdotais e religiosas. - 1º Tomo: Os pródromos do Calvário. Ed. Vozes, Petrópolis,1934. Pág. 115 a 118.




[1]Universa delicta operit caritas (Pv. 10, 12).
[2] Diligebat autem Jesus Martham, et sororem Mariam et Lazarum (Jo 11, 5).
[3] Et unixit pedes Jesu, et extersit pedes ejus capillis suis (Jo 12, 3).
[4]Remittuntur ei peccata multa, quia dilexit multum (Lc 7, 17)
[5] Stabant autem juxta crucem Jesu mater ejus et sorer matris ejus Maria Cleophae et Maria Magdalena (Jo 19,25).
[6]Infirmitas haec non ad mortem sed pro gloria Dei, ut glorificetur Filius per ea (Jo 11,4).
[7]Converte me, et convertar, quia tu Dominus Deus meus (Jer 31,18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário