15/03/2016

A Melhor Parte

Das Contemplações Evangélicas (22ª) do Servo de Deus Pe. Júlio Maria De Lombaerde.

Prelúdios:
Contemplemos Jesus sentado na casa de Lázaro... aí tudo respira alegria... Marta apressa-se para fazer uma recepção digna ao hóspede venerado... Maria, calma, recolhida, fica sentada a seus pés.Meu Jesus, embora eu sinta o imenso desejo de receber-vos dignamente como Marta... Eu quero associar-me a Maria Madalena e ficar a seus pés... Para escutar suas instruções.
I

Escutemos o evangelho; tudo aí é breve, simples e profundo (Lc.10), 38-42):

38 – Enquanto caminhavam, Jesus entrou num povoado e certa mulher de nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 – Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e ficou escutando a sua palavra.40 – Marta estava ocupada com muitos afazeres. Aproximou-se e falou: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinho com todo o serviço? Manda que ela venha ajudar-me” 41 – O Senhor, porém, respondeu: “Marta, Marta! Você se preocupa e anda agitada com muitas coisas;42 – Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

II

Bom Mestre, como é reconfortável entrar nesta habitação da Betânia... Tudo ali respira calma, paz e união... Vê-se que aí estás em vossa casa... A hospitaleira habitação das duas irmãs e de seu irmão é bem o abrigo de que necessitais após as fadigas de vosso apostolado.

Vós conheceis a habitação de Betânia; e, dia ou noite, as portas da casa se abrem para vós e vossos discípulos... 

Entrais, pois... As duas irmãs exultam de alegria revendo-vos depois de uma ausência sempre longa demais para a sua piedade. Lázaro é vosso amigo... um de vossos assíduos discípulos... Que vos, segue a toda a parte...

Vendo-vos, Lázaro corre a vosso encontro, beija-vos as mãos, lava-vos os pés e apresenta-vos a suas irmãs. Marta, ativa e generosa... Não sabe o que fazer para agradar-vos... Refrescar-vos e proporcionar-vos um repouso... Põe tudo em movimento... Marta quer preparar um festim digno do Mestre... E digna expressão de seu amor para com ele. [1]

Maria, alcunhada Madalena, por causa do castelo de Magdala que habitara... Mais calma e mais concentrada depois de sua conversão; passa seus dias á orar e a estudar as divinas escrituras, ou entretendo-se com piedosas mulheres que vos seguem...

Desde o dia em que, - pobre pecadora, -ela tinha regado com suas lágrimas, enxugado com seus cabelos e beijado vossos pés divinos, ela não tem mais outro ideal neste mundo senão ficar a vossos pés, abismada no arrependimento e na amargura de suas faltas passadas, e, ao mesmo tempo, na contemplação de vosso amor infinito. [2]

Ó feliz Madalena!... Que dizeis a Jesus nestas horas de repouso? Como o vosso coração reconhecido, afetuoso, transbordante de amor por Jesus, devia palpitar ao contato daquele que amáveis já acima de tudo...

Não tinha Jesus dito: Muitos pecados lhe são perdoados, porque ela muito amou... [3] depois: Tua fé salvou-te, vai-te em paz! 

Em face de tanta ocupação, Marta, vendo sua irmã em contemplação a vossos pés, não pode reter uma observação: Senhor, diz-vos ela, vede o trabalho que me absorve... é preciso preparar tudo  para Vós e para os vossos discípulos... e minha irmã deixa-me só; não seria bom que ela me ajudasse um pouco?... [4]

E eu ouço-vos, ó bom Mestre, com um sorriso divino, em que transpira o vosso amor por Marta e o vosso zelo,por sua santificação, dizer-lhe com bondade: Marta, Marta, por que te perturbas tanto... Não estamos como em família?... Eu conheço os vossos desejos... Meus apóstolos conhecem-vos... por que então inquietar-vos tanto: nós contentamo-nos com pouco, vós o sabeis... Tudo isto é inútil, minha filha... uma só coisa é necessária, é trabalhar para a eternidade. Maria, conservando-se junto a mim, para alimentar-se da verdade que eu lhe anuncio, escolheu a melhor parte... e esta parte não lhe será tirada... Tudo passa, mas minha palavra não passará... ela tem as promessas da vida eternal... [5]


III

Ó, Jesus, Mestre querido, eu invejo Madalena! ... Como ela eu pequei... Como ela também, chorei a vossos pés minhas faltas passadas... e pela boca de vosso Ministro repetistes também a mim: "Teus pecados te são perdoados porque me amas!..."

Ó Jesus, sim, eu vos amo... eu sinto que vos amo !... Por vezes minha conduta contradiz minhas palavras... Mas, por piedade, não vos aflijais com minhas misérias... Eu sinto que minha vontade está pronta... mas sinto também que a minha carne é fraca!.... [6].

Jesus, Pai amoroso, não repelistes as lágrimas da pecadora Madalena, não desprezeis os suspiros deste outro pecador que sou eu!...

Eu sinto quanto reconhecimento e amor vos devo, por ter me amado primeiro... por ter me retirado deste mundo corrompido... pela profissão religiosa, ter aceito-me como vosso amigo íntimo.

Oh! Meu lugar é a vossos pés sagrados.  Bom Jesus, quero beija-los... Rega-los com minhas lágrimas; aí eu quero viver no recolhimento e na oração e daí ler no vosso olhar o que desejais de mim... [7] 

Falai, falai, meu Jesus, eu escuto.... Indicai-me o que queres de mim hoje... Mais recolhimento... Mais silêncio... mais aplicação à oração ?Prometo cumpri-lo durante este dia. E vós, minha boa Mãe, obtende-me a graça e a força de executar o que Jesus- me pede.


Pe. Júlio Maria De Lombaerde


In: Contemplações Evangélicas - doutrinais e morais sobre a paixão de N. S. Jesus Cristo para uso das almas sacerdotais e religiosas. - 1º Tomo: Os Pródromos do Calvário. Ed. Vozes, Petrópolis,1934. Pág. 107 a 111.

____________________________________
1) Martha autem satagebat circa frequens ministerium (Lc.10,40).
2) Mariae, quae sedens secus pedes Domini, audiebat verbum iIIius (Ib. 39).
3) .Remíttuntur ei peccata multa, quoniam dilexit multum (Lc. 7, 47).
4) Domine, non est tibi curae, quod soror mea reliquit me solam minístrare? dic ergo illi ut me adjuvet (Lc. 10, 40).
5) Porro unum est necessarium. Maria optimam partem elegít, quae non auferetur ab ea 
(Ib. 42).
6) Spiritus quidem promptus est, caro autem ínfirma. (Mt. 26,41)
7) Domine Jesu, converte meum torporem in ferventissi mum tui amorem (S. Aug. Med. CXLI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário